quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A Mensagem do Evangelista (Parte 1)


O autor Don Whitney está empolgado com o evangelismo: "Apenas o puro êxtase de se perder na adoração a Deus é tão emocionante e inebriante quanto contar a alguém sobre Jesus Cristo". 1 Você se sente da mesma maneira? Estou preocupado que a atitude dele seja muito rara na igreja hoje. Igualamos compartilhar o evangelho a usar fio dental - muito importante, mas facilmente negligenciada.  


Quero encorajá-lo a compartilhar mais o evangelho. Para alguns, pode parecer uma tarefa árdua. Porém, quanto mais entendermos o que é o evangelho, mais o compartilharemos livremente. Existem muitas boas razões para evangelizar. Podemos compartilhar por obediência, amor ao próximo e até esperança de recompensa futura.
Mas o próprio evangelho é uma razão para compartilhar. Quanto melhor você conhecer e valorizar o evangelho, mais o compartilhará. Há algo na mensagem  do evangelista que impele o evangelista a ser um mensageiro .  
Para descompactar isso, tenho quatro perguntas: Primeiro, o que é o evangelho? Segundo, por que o evangelho é convincente? Terceiro, como você valoriza o evangelho? Quarto, o que seu coração tem a ver com a boca?

O QUE É O EVANGELHO?


Em 1 Coríntios 15: 3–4, Paulo resume a mensagem do evangelho: “Pois entreguei a você como de primordial importância o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, de acordo com as Escrituras, que ele foi sepultado, que ele foi sepultado. criado no terceiro dia, de acordo com as Escrituras. ” O evangelho é a mensagem bíblica de um Salvador crucificado e ressuscitado.
Chamar Jesus de "Salvador" é dizer que precisamos ser salvos. Mas salvo de quê? A resposta está no versículo 3: "Cristo morreu por nossos pecados". Nosso maior problema é nosso pecado - nossa rebelião contra Deus. Deus nos criou. Nós somos responsáveis ​​perante ele. O castigo que merecemos por nossa rebelião é a morte física e o castigo eterno.
É por isso que o evangelho é uma mensagem de um Salvador crucificado: “Cristo  morreu  por nossos pecados Na cruz, Cristo estava no lugar de todo cristão, carregando a ira de Deus que eles merecem. Ele pagou a dívida deles.
Mas isso não é tudo. O evangelho é a mensagem bíblica de um Salvador crucificado e ressuscitado  . Jesus esta vivo! Ele não está morto. Ele está voltando novamente. Quando lutamos pela fé de uma vez por todas confiada aos santos (Judas 3), não estamos meramente lutando por uma cruz sangrenta. Estamos disputando uma tumba vazia: “ele ressuscitou  no terceiro dia” (1 Coríntios 15: 4).  
E tudo isso aconteceu de acordo com o plano de Deus. É por isso que Paulo nos diz duas vezes que o evangelho estava "de acordo com as Escrituras". Ao longo da história, Deus estava trabalhando preparando a humanidade para a vinda de Cristo. De Isaque, a quem Deus salvou pelo sangue de um carneiro em Gênesis 22, a Jó que sabia que ele seria ressuscitado dentre os mortos em Jó 19, todo o Antigo Testamento aponta para a morte e ressurreição de Cristo. O evangelho é a mensagem bíblica  de um Salvador crucificado e ressuscitado. 
Muitos acham esta mensagem evangelística de perdão dos pecados através do sangue de Cristo incrível demais para acreditar. Mas muitos estão  acreditando, pessoas em todo o mundo. Refletindo sobre um estudo do Pew Forum em 2011, o autor Tim Keller fez esta importante observação sobre a propagação do evangelho: 
Uma das coisas únicas sobre o cristianismo é que é a única religião verdadeiramente mundial. Mais de 90% dos muçulmanos vivem em uma faixa do sudeste da Ásia ao Oriente Médio e norte da África. Mais de 95% de todos os hindus estão na Índia e arredores imediatos. Cerca de 88% dos budistas estão no leste da Ásia. No entanto, cerca de 25% dos cristãos vivem na Europa, 25% na América Central e do Sul, 22% na África, 15% (e crescendo rapidamente) na Ásia e 12% na América do Norte. [Cristianismo] é verdadeiramente uma religião mundial. 2
Pessoas de todo o mundo estão depositando sua fé neste evangelho. Claramente, o evangelho é uma mensagem convincente.

POR QUE O EVANGELHO ESTÁ COMPLETANDO?

O que há no evangelho que se mostrou irresistível para inúmeras pessoas em todo o mundo? Existem muitas respostas para essa pergunta, e todo cristão tem sua própria história para contar. Mas aqui estão três respostas simples.

O evangelho é uma obra de Deus

Em Marcos 2, Jesus está em um lar, “pregando a palavra” (Marcos 2: 2). Um pequeno grupo se intromete, arrastando o amigo paralisado. Jesus faz o impensável; ele olha para o homem paralisado e diz: "Meu filho, seus pecados estão perdoados" (2: 5). Os líderes religiosos estão lívidos. Eles gritam: “Ele está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, senão somente Deus? ” Jesus pronunciou o perdão quando todos sabiam que o perdão é um presente que somente Deus pode dar. Com uma declaração, Jesus se declarou Deus em carne e osso.
No fundo, todos sabemos que temos um problema grande e complexo demais para resolvermos. A mancha do pecado é tão escura que somente Deus pode removê-lo. Se formos perdoados pelo que fizemos de errado - perdoado total e para sempre - somente Deus pode fazê-lo. O evangelho é convincente porque, no fundo, Deus é quem perdoa.

O evangelho é uma demonstração de misericórdia

Os líderes religiosos odiavam Jesus por alegar perdoar pecados. Mas eles também o odiavam por sair com os pecadores.
E os escribas dos fariseus, quando viram que ele estava comendo com pecadores e coletores de impostos, disseram a seus discípulos: 'Por que ele come com coletores de impostos e pecadores?' E quando Jesus ouviu isso, disse-lhes: 'Os que estão bem não precisam de médico, mas os que estão doentes. Não vim chamar justos, mas pecadores (Marcos 2: 15–17).
Os escribas consideravam os coletores de impostos e os pecadores menos vil além do alcance de Deus. Jesus os perseguiu. Ele comeu com eles. Jesus não olhou para eles. Ele os chamou de amigos. Jesus viu todos como pecadores que precisam de misericórdia. Mais do que isso, ele mirou os deploráveis ​​e apresentou o evangelho a eles.
O evangelho vira os valores do mundo de cabeça para baixo. Robin Leach criou o show Lifestyles of the Rich and Famous . Ele nos levou para casas que nunca poderíamos pagar e nos mostrou vidas que nunca poderíamos ter. Leach tornou-se rico e famoso comércio com nossa idolatria de fama e riqueza. 
Jesus era diferente; ele passou seu tempo com os humildes, provando a incrível misericórdia de Deus.
Deus sempre esteve no negócio da misericórdia. Desde que ele vestiu Adão e Eva. Desde que ele libertou uma nação de escravos do Faraó. Desde que ele trouxe exilados para casa. Deus é misericordioso. Essa é outra razão pela qual o evangelho é tão convincente.
Ficamos por aqui em breve a parte 2, sobre qual deve ser a mensagem do evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Mensagem do Evangelista (Parte 2)

Vamos agora para nossa segunda parte do estudo sobre qual deve ser a mensagem do evangelista. O evangelho muda vidas Na parábola do s...